sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

CADÚNICO

Quem somos


O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) funciona como um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. É utilizado, obrigatoriamente, para a seleção de beneficiários e para integração de programas sociais do governo federal.
Para apoiar os municípios nas ações de gestão do Programa Bolsa família e do Cadastro Único, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) criou o Índice de Gestão Descentralizada (IGD). O IGD mede a qualidade da gestão do Bolsa Família e garante o repasse mensal de recursos financeiros aos municípios.


Objetivos


Com base nas informações do CadÚnico, faz-se a seleção de beneficiários de alguns programas sociais do governo federal, a exemplo do Programa Bolsa Família. Dessa forma, todos os níveis do governo (união, estados e municípios) têm o CadÚnico como ferramenta para planejar políticas públicas dos programas sociais. O cadastramento não significa a inclusão automática da família nos programas sociais: a seleção e o atendimento da família pelos programas ocorrem de acordo com os critérios e procedimentos de cada programa. Saiba mais sobre as responsabilidades e competências em relação ao CadÚnico.


Quem pode participar


Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Já as famílias com renda superior a esse critério poderão ser incluídas no CadÚnico, desde que sua inclusão esteja vinculada à seleção ou ao acompanhamento de programas sociais implementados pela União, estados ou municípios.

Onde situamos

Em 2009, no município de Sobral, aconteceu a descentralização do Cadúnico, com isso os usuários poderão ser atendidos em pólos mais próximos as suas residências.

O cadúnico se encontra localizado na Casa do Cidadão para atendimento das famílias dos distritos.
R. Cel José Sabóia, 513 – Centro
fone: 0800 2851250 / 36773230/ 36113828 / 36115059..

E nos Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e suas respectivas áreas de abrangências.

Cras Irmã Osvalda – Área de abrangência ( Alto da Brasília, Pedra Branca, Betãnia, Vila Recanto, Paraíso das Flores, Expectativa, Coração de Jesus, Parque Silvana I e II, Campos dos Velhos, Colinas, Jordão, Baracho e Jaibaras.
R. Augusto dos Anjos, 333 – Alto da Brasília
fone: 3611 4666

Cras Mimi Marinho – Àrea de abrangência (Dom Expedito, Centro, Pedrinhas, Tamarindo, Derby Club, AABB, Sinhá Sabóia, Coahb I, II e Caioca.

R. Hélio Arruda Coelho, S/N – Dom Expedito.
Fone: 3614 4276

Cras Regina Justa – Área de abrangência (Vila União, Terrenos Novos, Junco, Cohab III, Boqueirão e Aracatiaçu.

R. Jerusalém, S/N – Vila União.
Fone: 3614 2323

Cras Sumaré – Área de abrangência (Dom José, Sumaré, Padre Palhano, Santa casa, Alto do Cristo e Padre Ibiapina.

R. das Flores, S/N – Sumaré.
Fone: 3614 2336

Nenhum comentário:

Postar um comentário